Luísa Stern

Advogada, militante dos Direitos Humanos e pela cidadania de travestis e transexuais.

Transexualidade é tema de debate nas Calouradas da Feevale

Deixe um comentário

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na noite de ontem, 18 de agosto, aconteceu um debate sobre Transexualidade e Travestilidade no Campus 1 da Feevale em Novo Hamburgo, como parte das Calouradas, organizado pelo DCE da universidade.

Com a mediação de Ismael Boeira, representando o DCE da Feevale, e a participação de Marcelly Malta, Presidenta da ONG Igualdade RS e Vice-Presidenta da Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil, Marina Reidel, Coordenadora Estadual LGBT da Secretaria de Justiça e Direito Humanos e Luisa Stern, militante da Igualdade RS, Advogada do G8-Generalizando do SAJU da UFRGS e Vice-Presidenta do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Porto Alegre.

Os temas propostos pela organização foram:

* O que é a Transexualidade e gênero?
* Transexualidade e sociedade
* Transexualidade e politicas publicas
* TransAtivismo
* Transexualidade e escola
* Transexualidade e a politica!
* Vivencias pessoais

O evento começou em grande estilo, com show da travesti Renata Cristina Seybert, da ONG GAD Diversidade de São Leopoldo interpretando a música “Mudanças” de Vanusa, enquanto era projetado no telão o poema “A avesso da travesti” de autoria de Rafael Menezes.

Marina Reidel, que é Mestra em Educação pela UFRGS começou o debate lembrando que fez a sua graduação na própria Feevale, falando sobre os preconceitos que enfrentou, políticas públicas e desafios que encontra na condição de Coordenadora Estadual e integrante dos conselhos nacional e estadual LGBT.

Marcelly Malta seguiu contando diversas experiências pessoais, desde o tempo em começou a se descobrir, perseguições sofridas no tempo da ditadura militar e se emocionou ao falar sobre a sua prisão arbitrária e injustificada, logo após ter sido instrutora da Academia de Polícia. Também chamou a atenção para a quantidade cada vez maior de assassinatos de pessoas trans, a afirmação política da identidade das mulheres travestis e a criação de uma ala específica para mulheres travestis, homossexuais e seus companheiros, no Presídio Central de Porto Alegre.

Na sequencia, Luisa Stern abriu sua fala com um sonoro “Primeiramente, Fora Temer!”, chamando a atenção para os retrocessos que estão acontecendo em razão da ofensiva conservadora e preconceituosa na política e na sociedade. Também contou sobre sua experiência pessoal, destacando que se emocionou bastante com a apresentação artística de abertura, porque na infância foi apelidada de Vanusa (e depois de Karina), de maneira pejorativa pelos meninos da sua rua, em uma época e em idade que ainda não tinha nenhum conhecimento sobre sua identidade e a possível condição de transexual.

Após, dirigiu sua abordagem para a área jurídica, comentando sobre os projetos de lei em tramitação, ações que estão em andamento no Supremo Tribunal Federal e os mutirões de retificação do registro civil, realizados em parceria pelo G8-Generalizando, Igualdade RS e NUPSEX/UFRGS.

Aberto o debate ao público, as convidadas responderam perguntas diversas, sobre prevenção de DST/AIDS, diferenças entre os conceitos de travestilidade e transexualidade, transgêneros e cisgêneros e outros aspectos relativos ao tema principal.

No final, uma foto coletiva com integrantes do DCE e do público, para registrar a atividade. E a certeza de que mais algumas sementes foram plantadas no sentido de compartilhar conhecimento e vivências e promover o combate ao preconceito e discriminação.

Texto: Luisa Stern
Fotos: Marcelly Malta

 

Anúncios

Autor: Luísa Stern

Mulher transexual, Advogada, militante dos Direitos Humanos e pela cidadania de travestis e transexuais

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s