Luísa Stern

Advogada, militante dos Direitos Humanos e pela cidadania de travestis e transexuais.

Cunha foi cassado: e daí ?

Deixe um comentário

No fim da noite de segunda-feira, 12 de setembro, Eduardo Cunha teve seu mandato de deputado federal cassado, por arrasadora maioria, com 450 votos a favor, 10 votos contrários e 09 abstenções.

Muita gente comemorando, como um exemplo de purificação da nossa política, o que é bastante compreensível.

Porém, o que pretendo analisar aqui vai muito além disso. Afinal, qual o motivo para que as centenas de deputados que o elegeram  e mais tarde venderam seus votos para aplicar um golpe contra a democracia e o mandato legítimo da Presidenta Dilma Roussef mudassem de opinião, voltando-se contra o seu antigo líder ?

milhoes-de-cunhas

Onde estão as pessoas que foram as ruas dizer “somos milhões de cunhas”, cultuar o pato da fiesp e apoiar o golpe parlamentar ?

milhoes-de-cunhas-2

 

Parece-me que uma das abordagens mais lúcidas veio da postagem de Ricardo Pereira no Twitter, afirmando que “Se Cunha tivesse sido cassado no tempo certo hoje Dilma estaria no Planalto, Aquarius indicado ao Oscar e o pré-sal seria nosso.” (sic)

cunha-ricardo-pereira

Ricardo consegue dizer muita coisa e com grande poder de síntese. Cunha era réu desde o ano passado e teve seu processo de cassação postergado de maneira criminosa. Também, de maneira criminosa e antijurídica, um ministro do STF engavetou o processo que levou o afastamento de Cunha da presidência da Câmara dos Deputados até depois que ele tivesse cumprido seu papel no golpe parlamentar.

Acrescentando que o próprio STF que não recebeu Cunha em 2015, durante o processo do golpe parlamentar foi até a Câmara dos deputados, com o chapéu de pedinte na mão, barganhar aumento de salário para seus ministros, em um jogo de cartas marcadas, fisiológico e vergonhoso, deixando evidente que o golpe de estado faz parte de uma negociação muito maior, com aval  e cumplicidade dos integrantes da Corte Suprema.

cunha-rato-esg

Cumprido o papel de líder das ratazanas golpistas, parece que Cunha se tornou descartável. Em momentos anteriores, prometeu que se fosse cassado iria cair atirando e levaria 150 parlamentares junto com ele. Resta saber se vai cumprir a promessa.

Ou se vai seguir o seu papel de rato, firmando algum acordo de delação que lhe seja favorável, com o intuito de atacar ainda mais o legítimo Governo Dilma, a imagem de Lula, do PT e de todos os petistas.

É preciso lembrar do que aconteceu com Roberto Jefferson na época do chamado mensalão, que começou com o PSDB de Minas Gerais e até hoje não teve nenhum tucano punido ou mesmo investigado com seriedade, enquanto antigos líderes petistas estão presos depois de passarem por um julgamento midiático, com o uso corrompido da teoria do domínio do fato e até mesmo com a declaração estapafúrdia de uma ministra do STF afirmando que poderia condenar sem provas “porque a literatura permite”.

Como exercício de memória, também precisamos lembrar do episódio do que aconteceu com PC Farias, tesoureiro da campanha de Fernando Collor e articulador de um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a criação de inúmeras contas bancárias fantasmas e operações ilegais no exterior.

Algum tempo depois, ele foi encontrado morto e um laudo extremamente suspeito concluiu que foi crime passional, enquanto a maioria da população suspeita e tem quase certeza de que se tratou de queima de arquivo.

Será esse o triste fim de Eduardo Cunha ?

Texto: Luisa Stern
Imagens: Twitter de Ricardo Pereira (@ricardope), charge de Duke  e as demais de autoria desconhecida, obtida por meio de pesquisa no Google Imagens. Caso alguém reconheça e reivindique a autoria, favor nos informar para conceder o devido crédito.

 

Anúncios

Autor: Luísa Stern

Mulher transexual, Advogada, militante dos Direitos Humanos e pela cidadania de travestis e transexuais

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s